Como renovar a energia da casa com Feng Shui

Existem várias maneiras de atrair positividade para si e para a sua vida, mas sabia que existem também técnicas para que a sua casa e ambiente de trabalho sejam também mais positivos? Ao viver num ambiente positivo, rejeitando todas as energias negativas que possam existir numa casa, tornar-se-á também numa pessoa mais positiva, pelo que vale a pena tentar organizar a sua casa de modo a atenuar ou excluir a negatividade do seu lar ou ambiente de trabalho. Para que isto seja possível, poderá consultar um especialista, investigar o assunto, comprar livros que o ensinem ou pedir a ajuda a alguém próximo que entenda sobre o assunto. Falamos-lhe do Feng Shui, que é um movimento que ensina justamente aquilo de que necessita: limpar a sua casa de energias más substituindo-as por energias boas.

O ideal será começar quando se constrói uma casa nova ou se muda para uma nova casa, no entanto, poderá alterar algumas coisas na sua casa atual de modo a que esta se enquadre nos ensinamentos do Feng Shui, renovando portanto a energia da casa. Fique a conhecer o Feng Shui e algumas dicas para um ambiente positivo sem más energias em casa ou no seu ambiente de trabalho.

O que é o Feng Shui?

A palavra Feng Shui, que deverá ser pronunciada fon xuei, é uma expressão de origem chinesa que se traduz, literalmente, como vento e água. Os chineses acreditam veemente no poder dos objetos numa habitação, pelo que estes são essenciais para a manutenção de uma boa energia numa casa. Existem alguns objetos associados a diferentes tipos de energias positivas que poderão trazer benefícios desde o sucesso na vida profissional ao dinheiro e ao amor. A base do Feng Shui é o equilíbrio entre o yin e o yang, que poderá ser atingido em casa de diversas formas. O Feng Shui é importante no equilíbrio e ambiente de uma casa, que é o local primário de recarregamento de energias positivas e de descanso.

Como utilizar o Feng Shui?

Agora que conhece o Feng Shui, sentir-se-á curioso sobre como este poderá ser aplicado na sua casa. Poderemos partir do ponto que dita que a sua casa deverá estar em constante equilíbrio, uma vez que, enquanto para algumas áreas da nossa vida precisamos da energia yin, para outras será necessária a energia yang. Deverá existir um fluxo natural de tudo em sua casa, começando pelas energias, passando pelas luzes, sons e pessoas que nela habitam. Tem aplicações também na decoração, na jardinagem, arquitetura e urbanismo.

Algumas dicas simples

Que dicas simples poderão aplicar caso não esteja disposto a fazer uma renovação total da sua habitação? Tal como referido acima, para além das ideias maiores de Feng Shui que englobam a arquitetura e design, existem pequenos truques para a boa energia de uma casa. Alguns exemplos:

  • Num quarto de casal, a energia deverá fluir livremente de forma cíclica e, por exemplo, a cama não deverá ter nada por debaixo da mesma.
  • Não deverão existir espelhos voltados para si enquanto dorme – desafio difícil nos dias de hoje, em que todos temos espelhos no quarto, mas poderá optar por tapá-lo.
  • Existem direções específicas em que poderá posicionar a sua cama para estar de acordo com as regras do Feng Shui.
  • Nos quartos de solteiros ou crianças, por sua vez, poderá adicionalmente escolher-se cores de acordo com o objetivo pretendido, por exemplo utilizando o azul como cor calmante.
  • Nas salas dever-se-á manter o equilíbrio entre os objetos e elementos: água, terra, fogo e ar e, nas cozinhas, é vital que os alimentos fluam naturalmente.

Ficámos portanto a conhecer o Feng Shui, como o utilizar e algumas dicas a aplicar sem fazer grandes alterações à sua casa. Há a realçar que existem mais e diversas dicas para melhorar o ambiente do seu lar ou local de trabalho que obedecem aos ensinamentos do Feng Shui, que poderá encontrar online, em livros especializados no assunto, através de especialistas ou através de familiares ou amigos que estejam familiarizados com o tema em questão.

A sua votação: